O imposto sobre herança (ITCMD) está em debate, e as mudanças que se desenham podem aumentar a tributação sobre a sucessão patrimonial, especialmente para grandes patrimônios. Mas isso não significa que seu legado precisa ser comprometido.
Com Planejamento Patrimonial e estratégias adequadas, é possível garantir que aquilo que você construiu permaneça protegido para as próximas gerações.
O que muda e por que isso importa?
As discussões envolvem:
Alíquotas mais altas: Hoje, o ITCMD pode chegar até 8%, mas pode subir para 16% em alguns estados.
Tributação de ativos no exterior: Patrimônios fora do Brasil que antigamente diferiam imposto, passam a ser tributados anualmente.
Alterações em doações: A transferência de bens em vida deve ser analisada individualmente.
Muitos veem essas possíveis alterações como desafios. Eu, porém, vejo como um lembrete: a construção de um legado não termina quando acumulamos bens. Mas, sim, quando garantimos que eles estarão seguros no futuro.
E, engana-se quem pensa que é preciso estar em idade mais avançada para pensar sobre sucessão. Na verdade, é preciso entender o momento atual e circunstâncias familiares para avaliar e decidir por uma implementação. Quanto antes você começar a pensar a respeito, mais chances tem de fazer um processo tranquilo e equilibrado estrategicamente.
Como proteger o seu legado?
Planejamento sucessório personalizado: cada família tem uma história e uma necessidade diferente. Estruturas como holdings familiares, fundos exclusivos abertos e fechados, carteiras administradas com títulos incentivados, previdências e seguros de vida são veículos que, quando bem utilizados e de forma harmônica, preservam o patrimônio e reduzem impactos tributários na transmissão para a próxima geração.
Estruturação jurídica e fiscal inteligente: a revisão das classes de ativos, a escolha da jurisdição para a companhia offshore, a utilização de instrumentos – como testamentos – após avaliação e diagnóstico da necessidade de implementação, são decisivos para uma melhor eficiência fiscal.
Diversificação global: investimentos internacionais são uma estratégia eficaz para diversificar riscos, tanto de países quanto de moedas fortes, com o objetivo de mitigar possíveis impactos negativos.
Um olhar para o futuro
Falar sobre sucessão é falar sobre o tempo. É sobre compreender que aquilo que construímos ao longo da vida pode atravessar gerações. Fazer isso da forma certa exige conhecimento, planejamento e suporte especializado. Afinal, é a construção de toda uma vida.
Aqui na Galapagos Capital, olhamos para a longevidade não apenas como tempo, mas como continuidade. Conectamos soluções para que você e sua família vivam com tranquilidade, sabendo que seu legado está protegido.
Se essa é uma questão que te preocupa, o momento certo para agir é agora. Vamos conversar? Agende uma conversa com um de nossos especialistas, clicando aqui.