Plenária final do Annual Meeting reforçou a mensagem de que resiliência e criação de empregos sustentáveis são os pilares centrais do novo ciclo de desenvolvimento global

Olavo Avelino Garcia Correia, vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde, abriu o encontro enfatizando que a diversificação econômica e o investimento em instituições sólidas são essenciais para reduzir vulnerabilidades e garantir crescimento inclusivo. Destacou a importância de fortalecer a parceria com o FMI e o Banco Mundial para avançar em agendas de inovação, digitalização e agricultura verde, promovendo uma transformação estrutural nas economias emergentes e de pequena escala.

Em seguida, Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, apresentou uma visão abrangente sobre o papel da instituição na criação de empregos como eixo central do desenvolvimento. Ele alertou para o desafio demográfico global: mais de 1,2 bilhão de jovens ingressarão na força de trabalho nos próximos 15 anos, a maioria em países em desenvolvimento. Para evitar que esse potencial se converta em instabilidade social, Banga defendeu uma estratégia que combine infraestrutura, educação, energia e parcerias público-privadas, mobilizando capital privado e fortalecendo o ambiente de negócios. Destacou ainda a importância de políticas de “smart development”, desenvolvimento resiliente, fiscalmente sólido e sustentável, como caminho para gerar prosperidade duradoura.

Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI, encerrou a sessão com uma análise sobre a economia global marcada por “ansiedade e resiliência”. Ressaltou que, apesar das tensões geopolíticas, da fragmentação comercial e do avanço de políticas protecionistas, a economia mundial tem resistido melhor do que o previsto. Ela destacou o papel do setor privado na adaptação às mudanças, a necessidade de fortalecer a supervisão financeira diante do boom de investimentos em inteligência artificial e a urgência de reformas estruturais voltadas à consolidação fiscal, integração regional e elevação da produtividade.

Ao final, Georgieva reforçou que o crescimento global segue moderado, porém estável, e que o FMI e o Banco Mundial permanecem comprometidos em apoiar seus membros na transição para um modelo de desenvolvimento mais inclusivo, transparente e voltado à geração de oportunidades.

DISCLAIMER
A presente Nota Macroeconômica (“Nota”) foi elaborada pelo economista-chefe da Galapagos Capital Investimentos e Participações (“Galapagos”) e não se configura como um relatório de análise para fins de Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021. Neste sentido, a Galapagos destaca que a Nota reflete única e exclusivamente as opiniões do economista-chefe em relação ao conteúdo apresentado. Por último, a Galapagos e/ou qualquer outra empresa de seu grupo econômico não se responsabiliza por qualquer decisão do investidor que forem tomados com base nas informações aqui divulgadas, nem por ato praticado por profissionais por ele consultados e tampouco pela publicação acidental de informações incorretas. A Galapagos informa que potenciais investidores devem buscar aconselhamento financeiro profissional sobre a adequação do investimento em valores mobiliários ou outros investimentos e estratégias discutidas. O objetivo meramente informativo da Nota não deverá ser interpretado como uma oferta ou solicitação de oferta para aquisição de valores mobiliários ou a venda de qualquer instrumento financeiro. Este material não leva em consideração os objetivos, planejamento estratégico, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor em particular. A Galapagos também destaca que as informações contidas na Nota foram obtidas por meio de fontes públicas consideradas seguras e confiáveis na data em que o material foi divulgado. Entretanto, apesar da diligência na obtenção das informações apresentadas, as projeções e estimativas contidas na Nota não devem ser interpretadas como garantia de performance futura pois estão sujeitas a riscos e incertezas que podem ou não se concretizar. Neste sentido, a Galapagos não apresenta nenhuma garantia acerca da confiabilidade, exatidão, integridade ou completude (expressas ou não) dessas mesmas informações abordadas. A Galapagos não se obriga em publicar qualquer revisão ou atualizar referidas projeções e estimativas frente a eventos ou circunstâncias que venham a ocorrer após a data deste documento. Ademais, ao acessar o presente material, o interessado compreende dos riscos relativos ao cenário macroeconômico abordado nesta Nota. 

Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Compartilhe!

EXPLORE NOSSOS CONTEÚDOS

Chame a gente no WhatsApp!