Apesar de o agronegócio brasileiro ainda ser visto por muitos como uma prática não sustentável, números e depoimentos mostram que esse é um pensamento retrogrado.
O estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (IPEA), chamado “Sustentabilidade produtiva e efeito poupa-florestas na agricultura: um comparativo internacional”, analisou o desempenho da produtividade na agricultura com base no valor das dez principais economias agroexportadoras, analisando países como Estados Unidos, Holanda, Brasil, Alemanha, França, Espanha, China, Itália, Canadá e Bélgica.
O objetivo dos pesquisadores foi identificar as economias verdadeiramente comprometidas com a sustentabilidade em sua produção. Os resultados sugerem que é possível aumentar a produtividade agrícola e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, protegendo as florestas. Entre os países analisados, o Brasil destacou-se como líder em indicadores sustentáveis.
Diante do destaque do Brasil entre os melhores indicadores de produtividade, o que contribui para sua reputação de sustentabilidade, vale ressaltar importância de políticas tecnológicas bem-sucedidas no setor, impulsionando o desenvolvimento econômico.
Durante o segundo dia da Agrishow 2024, em nosso stand, recebemos em nosso podcast grandes convidados como o Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto, Raíza Machado, Gerente Regional de Vendas da Ubyfol, Guilherme Brandão, Presidente da AgroInsper e Gabriel Frare, Presidente da Agrolink. Todos reforçaram a importância de educar a população brasileira sobre o agronegócio no país, bem como a sua evolução através da tecnologia de forma sustentável.
Você pode ouvir ou assistir aos podcasts aqui no nosso portal exclusivo da Agrishow 2024!